How its started

Soulphia como tudo começou!

Soulphia: como tudo começou!

Já que estamos estreando o Blog do Soulphia, nada mais justo que o primeiro post conte um pouco sobre como tudo começou. E aí, ficou interessado em saber? Acompanhe:

O Soulphia surgiu a partir da iniciativa de dois brasileiros: Tiago Souza e Felipe Marinho, ambos atualmente residindo em Nova York, que idealizaram o projeto a partir dos contatos em meio a trabalhos voluntários realizados junto a albergues da cidade. Os dois compartilhavam do desejo de fazer algo mais pelas pessoas que encontravam no dia a dia nos abrigos.

E por que a opção pelas mulheres? Para tentar, de alguma forma, equilibrar a desigualdade de oportunidades em relação aos homens, uma realidade que também se verifica nos EUA. Muitas moradoras de abrigos perderam quase tudo, mas ainda têm uma habilidade importante a oferecer: sua capacidade de ensinar Inglês.

Com essa proposta, Tiago e Felipe iniciaram as atividades do Soulphia em 2017, com um projeto piloto que utilizou computadores de um abrigo no bairro do Bronx, em Nova York. Assim, seis tutoras ministraram mais de 500 aulas para cerca de 40 alunos recrutados via Facebook, ao custo de cerca de U$ 15 por aula. A experiência foi um sucesso, gerando a implantação oficial e a consequente expansão da plataforma.

Hoje, o Soulphia alcança mais de 300 alunos no Brasil, China, Colômbia e EUA. E já são 25 as tutoras treinadas para lidar com alunos de qualquer nível de proficiência no idioma, atendendo-os em comunicação direta, individualizada e de baixo custo.

Em pouco mais de um ano de atividades, o Soulphia também conquistou apoiadores, como o muralista Eduardo Kobra, internacionalmente conhecido pelos painéis pintados em diversas cidades do mundo – um deles, inclusive, personalizado para o Soulphia, representando uma de suas tutoras; e o ator Erik Marmo, que atualmente mora em Los Angeles, conheceu o Soulphia e até já demonstrou interesse em levar o projeto para lá.

E aí, o que achou da nossa trajetória até aqui? Nos próximos posts, falaremos muito mais sobre como iniciativas como o Soulphia contribuem para transformar a vida de muitas pessoas!